PRAÇA DE DOMOS

As cúpulas construídas durante os encontros com Gernot Minke e nossas oficinas de Bio-Arquitetura, representam várias técnicas de construção com terra e bambu. Uma das estruturas em forma de ninho tecido é a passagem que interliga os locais das cúpulas.

A pequena cúpula marrom, é uma estrutura de bambu tecido e emplastro de calficite. Este, é uma mistura de materiais orgânicos fibrosos, cal, terra e cimento.

 

 

A grande cúpula é construída com tijolos adobe para dar um padrão único à superfície interior, criando uma qualidade acústica especial e coberto com um telhado verde.
 

 

A cúpula amarela é inspirada por um temazcal, sauna tradicional mexicana. Construída com tijolos adobeperfilados e coberto com uma mistura especial de terra e cal. A fonte de calor da sauna é um fogão de aquecimento, adequadamente projetado.

 

PORTÃO DE ENTRADA

 
 


Nossas construções e moradias de bambu são principalmente iniciadas com oficinas realizadas por Jorg Stamm, Jaime Pena e Marc van Lengen. Os bambus cultivados, tratados e usados qui no Instituto são Asper, Guadua, Mirim, Vulgaris e Tuldoldes. No momento, temos 5 estruturas, a entrada do portão principal, a garagem / cabide, a Bambuzereira, a abóbada de 3 arcos e a torre torcida, que será a nossa segunda cabine.

 
 
 

GARAGEM

 a estrutura do garagem projetada pelo Jörg Stamm
 
 
 

BAMBUZERIA

Bambuzeria - denomina um espaço de trabalho (oficina) que usa o bambu como matéria prima. 

 

 
aboba_icon.jpg

ABÓBADA

Em construção também há uma abóbada feita de adobes, que será o primeiro de nossos espaços construído inteiramente com materiais naturais, para que os hóspedes vivenciem a experiência de uma habitação natural.

 

 
 abobada com cobertura de jardins verticais sendo montada

Uma cobertura de jardins verticais sendo montada.

 

Uma forma de madeira é usada para subir os 3 arcos de tijolo. A forma da abóbada é uma curva ótima. Pode ser demonstrada toda vez com um pedaço de corda ou barbante, segurando ambas as extremidades e aproximando ou afastando-as, enquanto a gravidade faz o resto moldando a corda de forma mais eficiente contra as forças gravitacionais. De cabeça para baixo aparece o padrão para a distribuição de peso o mais natural possível.

 
 a forma para construção do arcos de adobe / progresso de trabalho

a forma para construção do arcos de adobe / progresso de trabalho

A invenção original do Minke, a salsicha de terra pode enriquecer a construção de paredes naturais.

 
 
 

Algumas das oficinas com Gernot Minke são dedicadas aos jardins verticais e às construções de telhados verdes sustentáveis. Existem várias formas e soluções dessas técnicas para serem experimentadas no TIBÁ.
 

 

Aqui, a intenção é viver a experiência de morar em um espaço construído com bambu. A maioria de nossas estruturas são projetadas e construídas para serem permanentes, no entanto, também estamos muito interessados em explorar a construção de estruturas temporárias devido às necessidades atuais do mundo para abrigos rápidos. 

TORRE TORCIDA

A torre construída com Jörg Stamm tem mais de 10 metros de altura, feita de 24 pólos verticais que estão conectados com pregos de bambu e parafusos. Através de uma escada interna, chega-se ao quarto e varanda do 3º andar, entre as copas das árvores de palmeira com uma vista espetacular do vale.