0.jpg

TIBÁ recebeu centenas de aprendizes nas últimas décadas. Muitos, depois de concluir o período, continuaram a trabalhar conosco, desenvolvendo vários projetos aqui no local ou fundando novos coletivos e centros de bio-arquitetura (LowConstrutores e Adama) pelo mundo, estendendo nosso círculo de colaboradores, e inclusive contribuindo em nossas oficinas.

 
 

Qualquer tipo de habilidades, bem como uma prontidão para aprender e desaprender, serão benéficas para a nossa experiência compartilhada e garantirão um tempo produtivo para todos.

Oferecemos o programa de aprendiz como um espaço para experimentar modelos de vida / trabalho alternativos e gerar conhecimento, em contato e equilíbrio com o entorno natural. Cada indivíduo deve se sentir livre para desfrutar o que o próprio lugar tem para oferecer, e apreciar o tempo de estudo, design e experiência.

TIBÁ oferece 6 lugares para aprendizes, por um período de 4 semanas. Você estará trabalhando conosco 8 horas por dia de segunda a sexta-feira. Sábados e domingos, são reservados para as práticas de projetos individuais e/ou recreação. Recebemos aprendizes para o trabalho na construção, manutenção e crescimento geral do TIBÁ (inclui divulgação e outras possíveis contribuições) atendendo a todos aqueles que estão interessados em viver nosso estilo de vida e participar de nossas aventuras coletivas.

Nosso programa de aprendiz não é um curso e não fornecemos treinamento ou instrução formal por si só, não é aplicado um cronograma definido (além das agendas específicas do projetos em andamento), a maioria das atividades acontecerá de acordo com as necessidades atuais. Aproximadamente cada mês, uma oficina é realizada no Tibá, quando então, é concedida a participação de todos os aprendizes, embora seja esperada uma prontidão para ajudar nos reforços necessários de manutenção e organização evento.

  As oficinas são organizadas em uma base mensal. Esta é   uma ocasião para os aprendizes absorverem uma grande quantidade de conhecimento, enquanto ajudam na preparação e execução do evento.

As oficinas são organizadas em uma base mensal. Esta é uma ocasião para os aprendizes absorverem uma grande quantidade de conhecimento, enquanto ajudam na preparação e execução do evento.

No caso de um candidato decidir participar do Programa Aprendiz, há um custo de R$1.000,00 referente à cobertura de alimentação e hospedagem para as 4 semanas de estadia.

Os candidatos devem ler minuciosamente o "Programa de Aprendizagem no TIBÁ" e enviar o Curriculum Vitae com uma foto e uma carta de intenções que descrevem claramente por que eles gostariam de participar. Esta carta deve incluir possíveis informações sobre qualquer experiência em construção, conservação, trabalho comunitário, trabalho voluntário, ecologia, energia renovável, permacultura, agrofloresta, bio-arquitetura ou ramos relacionados e/ou quaisquer habilidades que possam ser na sua opinião benéficas para o instituto : contato@tibario.com e enviaremos por e-mail o formulário de inscrição do Programa de Aprendiz da TIBÁ e o Termo de Responsabilidade.

 
 

Programa de Aprendizagem no TIBÁ

Todos os tipos de tarefas e projetos aguardam o aprendiz. Dependendo do foco atual do instituto, ou das predisposições especiais dos aprendizes, estes podem variar desde o trabalho de jardinagem e agrofloresta, até tratamentos de bambu e construção de terra.

● Maiores de 18 anos (as exceções são permitidas para maiores de 16, com uma carta de consentimento de ambos os pais).
● O período do aprendiz é de 4 semanas.
● Uma vez que se acostumam a programação de trabalho, os aprendizes podem ser responsáveis por algumas tarefas específicas e ajudar na organização do trabalho.
● Temos uma rotina de atividades relacionadas à limpeza e manutenção que dizem respeito a todos os que vivem em TIBÁ, seja permanente ou temporariamente; Essas atividades são compartilhadas entre o coletivo e podem mudar de semana para semana.
● Os aprendizes ajudam com tarefas domésticas cotidianas, como encontrar lenha, preparar alimentos, trabalhar nos jardins (de plantar, colher e preparar refeições) e limpeza geral.
● Nos fins de semana, as refeições pré-cozidas serão servidas por si.
● A expectativa de trabalho é de 40 horas semanais distribuídas nos 5 dias da semana, e pode ser ocasionalmente necessário trabalhar aos sábados (até às 12 horas).
● A taxa paga dá direito a três refeições por dia e acomodação em quartos compartilhados.
● Os aprendizes receberão orientação sobre as atividades a serem realizadas, desde construção, jardinagem, permacultura, manipulação de animais, manutenção, equipamentos de limpeza, vários preparativos para as oficinas, etc. O trabalho para realizar essas atividades requer esforço físico, concentração mental e dedicação pessoal.
● Durante cursos e eventos, os aprendizes podem participar, mas ao mesmo tempo estarão disponíveis para as necessidades da TIBA.
● Nosso espaço é confortável, rústico e coletivo.
● Os aprendizes são responsáveis por limpar e manter seu espaço de vida e cuidar da roupa de cama e da roupa pessoal durante a estadia.
● No caso de desistência do aprendiz durante o programa, o valor pago não será reembolsado.
● Insatisfação ou dúvida devem ser relatadas para evitar mal-entendidos.
● Mais do que estar disposto a aprender, uma prontidão para "desaprender" é esperado do aprendiz.

 
 

Nôs preocupamos muito com nossos aprendizes, mas certamente ajuda se você é capaz de cuidar bem de si mesmo.

O que trazer:
Artigos de higiene pessoal (de preferência biodegradáveis), toalhas de banho, roupas e luvas de trabalho, chapéus, galochas, agasalho impermeável, lanterna, repelente, roupa de banho e sapatos de caminhada; roupas quentes durante o inverno (temperatura mínima no inverno 10°C).

Opcional:
Bicicletas, livros, computadores portáteis, câmeras e instrumentos musicais.

O que não trazer:
Hábitos de vida da cidade, animais, substâncias ilícitas, lixo urbano, falta de vontade de trabalhar (8 horas / dia).

Horário de trabalho:
Geralmente trabalhamos de segunda a sexta-feira das 7 da manhã às 5 da tarde. (com 2 horas de almoço).

Visitantes:
Se você quiser receber um namorado, amigos ou familiares durante a sua estadia na TIBÁ, pergunte antecipadamente sobre as possibilidades e os custos.

Comunicação:
No TIBÁ temos sinal de celular e internet Wi-Fi.

Acesso à cidade:
A cidade de Bom Jardim fica a cerca de 4 km do Tibá.
Caminhada: 40 min.
Taxi: R$30,00
Frequentemente, vamos para a cidade, fica ligado com a gente!