Johan van lENGEN
o Arquiteto Descalço 

..nasceu em 1930 na cidade de Amsterdã, Holanda. 

Após terminar o colegial e realizar o serviço militar, emigrou para o Equador e lá passou por uma série de aventuras, entre elas, ensinar judô em Guayaquil. 

 

Johan attended one of the first judo schools in Holland. When he arrived in Latin America, in Ecuador, it stroked him how popular the sport was there. As a 2-dan black belt, he.    teaching judo became his first profession. As a 2-Dan black belt, He instructed 

Adorando desenhar, deu início a sua carreira na arquitetura tornando-se um projetista aprendiz no escritório do renomado arquiteto Guillermo Cubillo. Um ano depois entrou na universidade do Toronto, Canadá, para estudar arquitetura. Sempre tivera um ótimo senso de humor e adorava pregar peças nos professores, porém as pegadinhas não duraram muito e no término de dois anos fôra expulso do curso. E não por acaso, mas pelo seu talento e criatividade, foi convidado a frequentar um outro curso de arquitetura pela Universidade de Oregon onde se formou um ano depois.

 

Esq.: Johan em frente do departamento de arquitetura e design da universidade de Oregon.

 

O casal Rose e Johan na casa deles em San Francisco.

Começou a trabalhar em Honolulu e Chicago como planejador e projetista, até que pudesse financiar sua passagem para o Rio de Janeiro, visando trabalhar em Brasília. Mas como não teve boas oportunidades na atual capital do Brasil, se estabeleceu no Rio, onde descobriu a alegria de ser um arquiteto aprendendo e trabalhando no escritório do famoso Sergio Bernardes. É claro, não demorou muito para se apaixonar pela garota de Ipanema. Casou-se com Rose, e logo em seguida foi para Califórnia. 

O fluxo de trabalhos do Johan no projeção e construção dos projetos arquitetônicos no Estados Unidos. O menino ao volante foi um dos dois filhos do Johan, Marc, hoje em dias o diretor do TIBÁ RIO.