bambu_titleB.png

O bambu é aplicado como material de construção em projetos arquitetônicos e de construção, ou em móveis, design ecológico e elementos decorativos. O workshop de 4 dias, apresenta várias técnicas e soluções estruturais, além de transmitir conhecimentos sobre o manuseio e tratamento de bambu, necessários para manter as propriedades do material e aumentar seu potencial em projetos ecológicos sustentáveis.

instru_stamm.jpg

Jörg Stamm

O grande nome mundial em construção de estruturas monumentais em bambu, radicado na Colômbia, faz parte do movimento de uso do bambu na construção civil. São de sua autoria a Green School e o famoso Bamboo Pavillion, ambos em Bali. 

Em seu escritório, projeta e constrói usando métodos tradicionais europeus e técnicas típicas regionais. Presta consultoria para o desenvolvimento de projetos e instalação de unidades industriais de processamento de bambu, treinamento de pessoal e desenvolvimento de produtos. 

Trabalhou na Europa por muitos anos com carpintaria tradicional, tornando-se um exímio mestre carpinteiro. Foi voluntário da Peace Corps no Equador, mas seria na Colômbia seu encontro com o bambu Guadua, que mudaria em definitivo a sua trajetória. Ficou mundialmente conhecido por suas impressionantes Pontes de Guadua, estruturas de até 52 metros de comprimento.

Suas experiências de trabalho prático o tem levado a mundo afora: Sumatra, Equador, Cuba, Brasil, México, Índia, Indonésia, Timor Leste, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Etiópia e Madagascar.

Desde 2014, vem trabalhando em parceria com o Tibá.