bambu_titleB.png

O bambu é aplicado como material de construção em projetos arquitetônicos e de construção, ou em móveis, design ecológico e elementos decorativos. O workshop de 4 dias, apresenta várias técnicas e soluções estruturais, além de transmitir conhecimentos sobre o manuseio e tratamento de bambu, necessários para manter as propriedades do material e aumentar seu potencial em projetos ecológicos sustentáveis.

Nesse curso faremos dois projetos principais:

  • Pavilhão / Quiosque: De fácil montagem e auto-portante feito com varas de Guadua, baseado em um sistema estrutural em tetraedros, e cobertura com membrana arquitetônica.

Jorg Pavillion-mini.jpg
  • O "Zome" é um parente das cúpulas geodésicas, que tem uma estética particular que se assemelha aos padrões de retículos encontrados na natureza, também chamados de geometria universal.

    Fabricaremos ripas de Asper, produzindo um kit de montagem fácil que pode ser usado em escolas ou creches para crianças, escritórios abertos ou como um ninho de amor em um loft.

Jorg_Zome-mini.jpg



instru_stamm.jpg

Jörg Stamm

O grande nome mundial em construção de estruturas monumentais em bambu, radicado na Colômbia, faz parte do movimento de uso do bambu na construção civil. São de sua autoria a Green School e o famoso Bamboo Pavillion, ambos em Bali. 

Em seu escritório, projeta e constrói usando métodos tradicionais europeus e técnicas típicas regionais. Presta consultoria para o desenvolvimento de projetos e instalação de unidades industriais de processamento de bambu, treinamento de pessoal e desenvolvimento de produtos. 

Trabalhou na Europa por muitos anos com carpintaria tradicional, tornando-se um exímio mestre carpinteiro. Foi voluntário da Peace Corps no Equador, mas seria na Colômbia seu encontro com o bambu Guadua, que mudaria em definitivo a sua trajetória. Ficou mundialmente conhecido por suas impressionantes Pontes de Guadua, estruturas de até 52 metros de comprimento.

Suas experiências de trabalho prático o tem levado a mundo afora: Sumatra, Equador, Cuba, Brasil, México, Panama, Australia, Índia, Indonésia, Timor Leste, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Etiópia e Madagascar.

Desde 2014, vem trabalhando em parceria com o Tibá.