bambupenha_titleB.png

O curso irá contar com a presença do arquiteto colombiano Jaime Peña, que possui inúmeros anos de experiencia em pesquisa, desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras em bambu.

Neste curso abordaremos as inúmeras potencialidades do bambu na construção, partindo de uma abordagem experimental com o uso de ripas de bambu, juntadas ou entrelaçadas para formar a estrutura única. Além dessa técnica serão abordados conhecimentos teórico e prático sobre o bambu, seu corte, tratamento e usos na construção. 

Durante de 4 dias do curso pretendemos construir um `bubble house`, uma cabana feita de ripas de bambu. O projeto vai ser de 3 bolhas conectadas para ser usadas como uma sala, um quarto e um banheiro. 

Esse curso é apropriado para iniciantes e profissionais.


jaimepenha.png

Jaime Peña

Arquiteto colombiano, se formou na Universidade de San Buenaventura de Cali. Diretor de criação principal na Arquitectura Mixta, estudo da bio-arquitetura com materiais naturais. Jaime tem focado o seu desenvolvimento como arquiteto na compreensão da relação adequada e harmoniosa entre a arquitetura e o ambiente Natural, onde este é implantado, buscando estimulação sensorial que guie em direção a uma arquitetura acessível a qualquer classe econômica, social e cultural. Inovador e aventureiro, Jaime criou seu próprio estilo e técnica dentro de suas obras arquitetônicas, onde as geometrias orgânicas universais são exploradas, aplicando conceitos como fractalidade, padrões de projeto, biomimesis e a proporção áurea, criando uma proposta de uma "arquitetura viva" e respeitosa ao ambiente natural.