bambupenha_titleB.png


PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira, 7/09 (08:30 - 17:20)
Nova Friburgo

  • palestras no Silabas com Jaime Peña e outros convidados. 

Confira mais sobre a programação do festival no link: SILABAS - programação.

  • chegada ao Tibá no fim da tarde, jantar e hospedagem.

Sábado 8/09 (07:00-21:00)
Instituto TIBÁ / Bom Jardim-RJ

  • construção com Bambu, teoria e prática.

Domingo 9/09 (7:00 - 15:00)
Instituto TIBÁ / Bom Jardim-RJ

  • construção com Bambu, teoria e prática

*no Tibá esta incluída hospedagem, alimentação (ovo-lacto-vegetariano + PANC) e materiais.

Temos o prazer de receber, pela segunda vez no Tibá, o bio-arquiteto colombiano, Jaime Peña. Neste curso abordaremos as inúmeras potencialidades do bambu na construção, partindo de uma abordagem experimental com o uso de centenas de ripas de bambu, juntadas ou entrelaçadas para formar a estrutura única.

Neste curso, construiremos uma estrutura de cobertura sobre uma ponte usando arcos, vigas, e fechamento , tudo com ripas. Além dessa técnica, serão abordados conhecimentos teórico e prático sobre o Bambu, seu corte, tratamento e usos na construção.

Esse curso é apropriado para iniciantes e profissionais.

jaimepenha.png

Jaime Peña

Arquiteto colombiano, se formou na Universidade de San Buenaventura de Cali. Diretor de criação principal na Arquitectura Mixta, estudo da bio-arquitetura com materiais naturais. Jaime tem focado o seu desenvolvimento como arquiteto na compreensão da relação adequada e harmoniosa entre a arquitetura e o ambiente Natural, onde este é implantado, buscando estimulação sensorial que guie em direção a uma arquitetura acessível a qualquer classe econômica, social e cultural. Inovador e aventureiro, Jaime criou seu próprio estilo e técnica dentro de suas obras arquitetônicas, onde as geometrias orgânicas universais são exploradas, aplicando conceitos como fractalidade, padrões de projeto, biomimesis e a proporção áurea, criando uma proposta de uma "arquitetura viva" e respeitosa ao ambiente natural.