bannerX.jpg
 
0.jpg

O TIBÁ recebeu centenas de aprendizes nas últimas décadas. Muitos, depois de concluir o período, continuaram a trabalhar conosco, desenvolvendo vários projetos aqui no local ou fundando novos coletivos e centros de bioarquitetura – a exemplo dos LowConstrutores e Adama – estendendo o círculo de colaboradores ou contribuindo em nossas oficinas.

 
 

Qualquer tipo de habilidade, bem como a prontidão para aprender e
desaprender, serão benéficas para a nossa experiência compartilhada e
garantirão um tempo produtivo para todos.

Cualquier tipo de habilidad, como también una disposición para aprender y desaprender, serán beneficiosas para nuestra experiencia juntos y garantizarán un período productivo.

Oferecemos o programa do voluntário como um espaço para experimentar modelos de vida / trabalho alternativos e gerar conhecimento, em contato e equilíbrio com o entorno natural. Cada indivíduo pode se sentir livre para desfrutar o que o lugar tem a oferecer e apreciar o tempo de estudo e experiência.

O TIBÁ oferece 5 lugares para voluntários, por um período de 4 semanas. O trabalho se dá de segunda a sexta-feira (8 horas por dia) e os fins de semana são reservados para a prática de projetos individuais e/ou recreação. Recebemos voluntários para o trabalho na construção, manutenção e crescimento geral do TIBÁ atendendo a todos aqueles que estão interessados em viver nosso estilo de vida e participar de nossas aventuras coletivas.

Nosso programa de voluntário não é um curso. Não há um cronograma definido. Além das agendas específicas do projetos em andamento, a maioria das atividades acontecerá de acordo com as necessidades atuais. Uma vez por mês, uma oficina é realizada no Tibá, sendo, então, possível a participação de todos os aprendizes. Se espera, nesse caso ainda, que o voluntário esteja pronto para ajudar nos reforços necessários de manutenção e organização evento.

As oficinas acontecem mensalmente. Esta é uma ocasião para os aprendizes absorverem uma grande quantidade de conhecimento, enquanto ajudam na preparação e execução do evento.   Los cursos son organizados todos los meses, y son una ocasión para que los/las aprendices absorvan una gran cantidad de conocimiento, además de ayudar en su preparación y ejecución.

As oficinas acontecem mensalmente. Esta é uma ocasião para os aprendizes absorverem uma grande quantidade de conhecimento, enquanto ajudam na preparação e execução do evento.

Los cursos son organizados todos los meses, y son una ocasión para que los/las aprendices absorvan una gran cantidad de conocimiento, además de ayudar en su preparación y ejecución.

No caso de um candidato decidir participar do Programa Voluntário, há um custo de R$1.000,00 referente à cobertura de alimentação e hospedagem para as 4 semanas de estadia.

Os candidatos devem ler minuciosamente o "Programa de Voluntário no TIBÁ" e enviar o seu Curriculum Vitae com uma foto e uma carta de intenção que descreva claramente por que gostariam de participar. Esta carta deve incluir possíveis informações sobre qualquer experiência em construção, conservação, trabalho comunitário, trabalho voluntário, ecologia, energia renovável, permacultura, agrofloresta, bio-arquitetura ou ramos relacionados e/ou quaisquer habilidades que possam ser interessantes, na sua opinião.

 
 

Programa do voluntário no TIBÁ

Todos os tipos de tarefas e projetos aguardam o voluntário. Dependendo do foco atual do instituto, ou das predisposições especiais dos aprendizes, estas podem variar desde o trabalho de jardinagem e agrofloresta, até tratamentos de bambu e construção de terra.

Todos los tipos de tareas y proyectos esperan al aprendiz. Dependiendo del foco actual del Instituto, o de la predisposición especial de las/os aprendices, éstas pueden variar desde el trabajo de jardinería y agrofloresta, hasta el tratamiento de bambú y la construcción con tierra.

● Maiores de 18 anos (exceções feitas a maiores de 16 anos, com carta de consentimento dos responsáveis);
● O período do programa é de 4 semanas (começando sempre na primeira semana do mês);
● Uma vez habituados ao trabalho, os aprendizes podem ser responsáveis por algumas tarefas específicas e ajudar na organização das atividades;
● Temos uma rotina de atividades relacionadas à obras em andamento, limpeza e manutenção que dizem respeito a todos que vivem no TIBÁ, seja permanente ou temporariamente. Essas atividades são compartilhadas entre o coletivo e podem mudar de semana para semana;
● Os voluntários ajudam com tarefas domésticas cotidianas, como encontrar lenha, preparar alimentos, trabalhar nos jardins, plantio, colheita e limpeza geral;
● Nos fins de semana não são servidas refeições, ficando, porém, disponíveis a cozinha e os utensílios caso queira se preparar algo no próprio TIBÁ;
● A expectativa de trabalho é de 40 horas semanais distribuídas nos 5 dias da semana.
● A taxa paga dá direito a três refeições por dia e acomodação em casa compartilhada (de 5 quartos);
● Os voluntários receberão orientação sobre as atividades a serem realizadas, desde construção, jardinagem, permacultura, manipulação de animais, manutenção, equipamentos de limpeza, vários preparativos para as oficinas, etc. O trabalho para realizar essas atividades requer esforço físico, concentração mental e dedicação pessoal;
● Durante cursos e eventos, os aprendizes podem participar, estando, ainda, disponíveis para ajudar nas necessidades do TIBÁ;
● Nosso espaço é muito confortável, rústico e coletivo;
● Os aprendizes são responsáveis pela limpeza e manutenção de seu próprio espaço durante a estadia;
● No caso de desistência do aprendiz durante o programa, o valor pago não será reembolsado;
● Insatisfação ou dúvida devem ser relatadas para evitar mal-entendidos;
● Mais do que estar disposto a aprender, uma prontidão para "desaprender" é esperada do aprendiz.

 
 

Disposição e proatividade são sempre bem-vindas no TIBÁ. Estamos sempre prontos para ajudar e compartilhar.

Nosotros nos preocupamos mucho de nuestras/os aprendices, pero ciertamente ayuda que usted sea capaz de cuidar bien de sí misma/o.

O que trazer:
Artigos de higiene pessoal (de preferência biodegradáveis), roupas de cama(solteiro), toalhas de banho, roupas e luvas de trabalho, chapéus, galochas, agasalho impermeável, lanterna, repelente, roupa de banho e sapatos de caminhada; roupas quentes durante o inverno (temperatura mínima a noite no inverno até 10°C).

Opcional:
Bicicletas, livros, computadores portáteis, câmeras e instrumentos musicais.

O que não trazer:
Hábitos de vida da cidade, animais, substâncias ilícitas, lixo urbano, falta de vontade de disposição para aprender e trabalhar.

Horário de trabalho:
De segunda a sexta-feira, das 7:00 às 11:00 e 13:00 ás 17:00, com 2 horas de almoço.

Visitantes:
Se você quiser receber um namorado, amigos ou familiares durante a sua estadia na TIBÁ, pergunte antecipadamente sobre as possibilidades e os custos.

Comunicação:
No TIBÁ temos sinal de celular e internet Wi-Fi.

Acesso à cidade:
A cidade de Bom Jardim fica a cerca de 3 km do Tibá.
Caminhada: 40 min.
Táxi: R$30,00
Frequentemente, vamos para a cidade, fica ligado com a gente!

 

 
 

 
escolas.jpg

passeios educativos

 
 

A proposta pedagógica envolve projetos educativos com foco na Bio-construção e vivência holística para estimular os jovens a viver e trabalhar em harmonia com a natureza, fazendo parte do sistema vivo de construção natural e preservação do meio ambiente.

As atividades propostas durante o estágio estimulam a valorização do trabalho manual, práticas sustentáveis e contato com a biodiversidade da região. Toda a carga educacional é transmitida de forma competente, simples e divertida. Os jovens teriam oportunidade de conhecer o fundador do Tibá, Johan van Lengen, o conceito e filosofia do lugar, além de, também botar a "mão na massa" e realizar pequenos projetos com materiais naturais como terra e bambu, manejo de solo, identificação e coleta de plantas.

La propuesta pedagógica involucra proyectos educativos con énfasis en la Bio-construcción y la vivencia holística para estimular a jóvenes a vivir y trabajar en armonía con la naturaleza, haciendo parte del sistema vivo de construcción natural y preservación del medio ambiente.

Las actividades propuestas durante la pasantía estimulan la valorización del trabajo manual, las prácticas sustentables y el contacto con la biodiversidad de la región. Toda la carga educativa es transmitida de forma competente, simple y divertida. Los jóvenes tendrán la oportunidad de conocer al fundador de Tibá, Johan van Lengen, el concepto de filosofía del lugar, además de poner las “manos en la masa” y realizar pequeños proyectos con materiales naturales como tierra y bambú, manejo del suelo, identificación y recolección de plantas.

Desde 2015, cada semestre recebemos um grupo de alunos de Sustentabilidade (com o professor Yuri Diniz) da Escola Parque no Rio de Janeiro. 

Desde 2015, cada semestre recibimos un grupo de estudiantes de Sustentabilidad (con el profesor Yuri Diniz) de la Escola Parque de Río de Janeiro.
 

Visita dos estudantes de Arquitetura da UFRJ.

Visita de estudiantes de Arquitectura de la UFRJ.

Oferecemos atividades com os seguinte temas:

Bio-construção :

  • fabricação de adobes (tijolos de barro)

  • apresentação e atividades de técnicas de construção com terra

  • construção leve com bambu

  • pintura com tintas naturais

Permacultura:

  • agrofloresta (conceito e técnicas básicas de manejo)

  • horta PANC (classificação de plantas e coleta)

Vivência:

  • tour guiada pelo TIBÁ (estruturas de bioconstrução e trilhas)

  • fogueira com música

  • banho de bica natural

  • cinema TIBÁ (filmes educacionais)


Para mais informações sobre hospedagem e alimentação..


Oferecemos actividades con los siguientes temas:

    Bio-construcción:

  • fabricación de adobes (ladrillos de barro)
  • presentación y actividades de técnicas de construcción con tierra
  • construcción liviana con bambú
  • pintura con tintas naturales

  • Permacultura:

  • agrofloresta (concepto y técnicas básicas de manejo)
  • huerta PANC (clasificación de plantas y recolección)

  • Vivencia:

  • tour guiado por TIBÁ (estructuras de bioconstrucción y senderos)
  • fogón con música
  • baño de vertiente natural
  • cinema TIBÁ (filmes educativos)