ab_titleB.png

Aulas de lógica (beta):

  • introdução ao método Beta

  • preparação de mapas de resistência

  • lista de espaços

  • matrizes de afinidades

  • análise visual: "diagramas de forma”


Aulas de intuição (alfa):

  • o uso da respiração na meditação

  • mudar o ritmo das ondas cerebrais

  • visualização na criatividade

  • entrar na visão periférica


Desenho de Arquitetura Orgânica:

  • exercitar a imaginação

  • explorar em profundidade as necessidade do ser humano no espaço arquitetônico

  • se conectar com a Terra e com o local do projeto (“genius loci”)

  • modelar com argila e desenhar

Curso de 3 dias para arquitetos, artistas plásticos e gráficos , escritores, e quem quer ampliar sua criatividade.

Ministrado pelo fundador de TIBÁ, Johan van Lengen e a arq. Irina Biletska (coletivo Low), o curso tem o objetivo de despertar seu potencial criativo e descobrir modos de aplicar sua intuição na prática, seja em sua profissão ou em outras atividades criativas. Vamos desenvolver métodos práticos para trabalhar com os dois hemisférios, o direito e o esquerdo, e como eles processam a informação e estímulos.

O curso mostrará como qualquer pessoa pode estar consciente das ondas beta por meio de vários exercícios de lógica, seguidos por oficinas onde indicaremos o caminho para acessar sua criatividade a partir das ondas alfa. Esse conhecimento será integrado no exercício prático de desenho da arquitetura orgânica.

johan.png

Johan van Lengen

Depois da infância e ensino médio na Holanda, emigrou para o Equador, onde trabalhou como professor de judô. Suas habilidades como desenhista permitiram um estudo de arquitetura na faculdade canadense, onde muitos de seus outros talentos criaram raízes. Trabalhando nos Estados Unidos sua carreira abrangeu um vasto corpo de design arquitetônico (de hospitais, escolas, prédios culturais, entre outros) e planejamento urbanístico, nos dois continentes americanos.

Uma abordagem altamente orientada para encontrar soluções inovadoras levou Johan a um processo de expansão das fronteiras da sua própria disciplina. Projetou e co-escreveu um software pioneiro para design arquitetônico, com foco em questões espaciais e ambientais do projeto. Um enorme trabalho de pesquisa feito para ONU sobre a divulgação experimental de construção sustentável permitiu criar o livro que se tornou o pilar do futuro instituto;  O Manual do Arquiteto Descalço.

Johan vem ensinando no TIBÁ junto a muitos outros especialistas renomados, para àqueles que anseiam por uma melhor compreensão de habitação humana, em meio a um ambiente natural.


irina.png

Irina Biletska

Natural da Ucrânia, em suas extensas viagens e pesquisas pelo mundo aprendeu e compartilhou sobre arquitetura orgânica, permacultura, bioconstrução e co-criação dos projetos. Desde 2011 reside na vila Piracanga no sul da Bahia e aqui realizou mais de 20 projetos integrando várias técnicas de terra crua, bambu, telhado verde e sistemas de engenharia sustentáveis. Trabalha com arquitetura orgânica e técnicas de bioconstrução desde 2005 e é uma das integrantes do coletivo LowBio. Criou projetos no Brasil, Ucrânia, Turquia, México e Argentina. No caminho do desenho procura ouvir o outro, sentir a Terra e seguir a própria intuição.